Portaria remota para condomínios: integração e tecnologia


O uso de portaria remota em condomínios residenciais é uma tendência que está ganhando as cidades. Entre os principais benefícios oferecidos estão o reforço na segurança dos moradores e a redução de custos condominiais. Mas para que a solução funcione, é preciso compreender as vantagens da tecnologia e tomar alguns cuidados na implantação do sistema.

Não está familiarizado com essa tecnologia? É simples de entender. A portaria remota nada mais é do que ter um funcionamento diferenciado da portaria e da segurança de um condomínio. O controle de entrada e saída de moradores, visitantes e entregadores é feito por um vigilante à distância ou pelos próprios moradores, por meio de um sistema integrado de telefonia e câmeras IP, portões eletrônicos e mecanismos de biometria (ou seja, reconhecimento da impressão digital ou da face), entre outros. Assim, não há necessidade de ter um funcionário realizando esta atividade na portaria do prédio.

A redução de custos pode chegar a até 70%, dependendo do número de apartamentos, e o retorno do investimento é estimado entre cinco e seis meses. Ficou interessado? Então veja as dicas para ter sucesso na implantação da portaria virtual para condomínios.


Saiba como implantar a portaria remota para condomínios


O síndico ou o administrador do condomínio tem um grande desafio em estruturar bem esse projeto, pois passa por uma mudança de hábitos e principalmente conscientização dos moradores, e isso se consegue com planejamento. Uma vez apresentado e explicado detalhadamente o novo conceito aos condôminos, a implementação pode ser feita parcialmente. Uma sugestão é manter o porteiro ou vigilante por período determinado até que todos se adaptem.

Outro item de extrema importância é a atenção na aquisição de equipamentos para que sejam sólidos e confiáveis. Quando se fala em segurança, todo cuidado é pouco. Vamos entender qual a importância de uma central de comunicação segura para estruturas mais robustas.


Centrais de comunicação condominiais


O coração do sistema de portaria remota para condomínios passa por uma central de comunicação integrada, por isso é importante conhecer seu funcionamento. São estruturas de tecnologia autônomas, como centrais telefônicas IP ou gateways, que permitem a interface com visitantes e moradores de um condomínio sem que haja a necessidade de um funcionário na portaria.

Além dos benefícios mencionados, as soluções permitem ainda ligações dentro de um condomínio. Esses pontos podem realizar ligações gratuitas entre eles, e contam com praticidades como identificação de ramal para apartamentos, Pega Trote, transferência, Siga-me, Não Perturbe, entre outras. O consumo de energia é muito baixo e as centrais são práticas de instalar e fáceis de programar.

Para condomínios com menos unidades residenciais, o indicado é uma central de comunicação com capacidade de ramais reduzida (existem aparelhos de 16 até 352 ramais). Já para conjuntos residenciais maiores, que têm a necessidade de mais pontos, o ideal é contar com uma solução IP, que oferece acima de 500 conexões. Para ainda mais ramais, pode-se usar essas duas centrais em conjunto.

Um dos principais benefícios de utilizar uma solução como a IP é a redução de custos. Com ela, é possível fazer o roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos. As chamadas entre o porteiro, a central de atendimento e os moradores do prédio não geram cobrança, pois não dependem de uma operadora de telefonia. Além disso, o aparelho de telefone que atende a portaria remota também pode realizar chamadas externas com tarifas muito mais baixas através de uma operadora VoIP. A segurança é outro ponto importante. As chamadas podem ser gravadas, o que permite maior controle das ligações, protegendo as informações dos moradores do condomínio.

Além de soluções em centrais telefônicas, é preciso contar também com dispositivos para todo o sistema de portaria remota. Um exemplo são as câmeras IP, que capturam imagens em alta definição, realizam gravação via rede, enviam alarmes de detecção de movimento, oferecem aplicativos que permitem o monitoramento das imagens através de smartphones, equipamentos focados em controle de acesso, como tags RFID, software gestor de acessos, terminais condominiais entre outros.

Quer saber mais? Acompanhe as novidades do nosso blog e confira nossas soluções para condomínios.


#condominio

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square